Sociedade Instrução Musical Cruz Quebradense

Morada: Rua Sacadura Cabral, 81
Codigo Postal: 1495-703 Cruz Quebrada
Telefone: 21 419 73 52

SIMECQ

 

A Sociedade Instrução Musical Escolar Cruz Quebradense (SIMECQ), fundada em 09 de outubro de 1880, denominava-se inicialmente de "Solidó". Foi criada por um grupo de doze trabalhadores de uma fábrica de curtumes que se dedicavam ao desenvolvimento de atividades culturais, tendo sido seu primeiro Presidente Ferreira Godinho, empresário local.

Em 1924, passou a funcionar nas instalações da SIMECQ uma escola primária frequentada por mais de 2000 crianças que se manteve operacional até 1990, tendo sido encerrada devido ao corte de apoios às escolas que não pertencessem à rede pública.

Destaca-se também o Grupo de Teatro Amador que marcou uma época da vida cultural da Coletividade, levando a cena centenas de peças.

Na década de 80 do século passado, aproveitando a dinâmica gerada pelas comemorações do primeiro centenário da Coletividade, uniu-se um grupo de pessoas que viriam a revitalizar a atividade teatral, dinamizando algumas peças durante cerca de três anos.

Criada em 1922, a Banda Musical era composta por 50 elementos, tendo vindo a terminar em 1948 por razões de ordem económica e falta de rejuvenescimento. Após várias insistências de antigos frequentadores da Instituição, e com o incentivo e apoio do então Presidente da Junta de Freguesia de Cruz Quebrada-Dafundo, a Banda Musical e a Escola de Música vieram a ser reativadas em 2005, contando atualmente com cerca de 50 músicos de faixas etárias diversificadas.

Em 1952 surgiu oficialmente a Secção Desportiva, tendo sido construído em terreno contíguo à Sede, um campo de basquetebol, designado por Campo "Jorge Rocha de Almeida".

A par do basquetebol, iniciado oficialmente em 1953, os jovens da SIMECQ ocupavam-se ainda nas modalidades de Ténis de Mesa, Pesca, Campismo, Canoagem e Triatlo. Algumas destas modalidades subsistem até ao presente.

No Triatlo, esta Coletividade foi várias vezes Campeã Nacional e Ibérica, tendo Ricardo Costa sido Campeão do Mundo de Juniores na especialidade de Duatlo em Cancun (México) em 1996 e em Triatlo no mesmo ano.

Através de obra financiada pela Câmara Municipal de Oeiras, a Sociedade foi alvo de remodelação, tendo sido restaurado o Edifício Sede e construído contiguamente o Pavilhão Gino-Desportivo. A inauguração do novo espaço teve lugar a 10 de maio de 1997.

Mais recentemente, tem sido o basquetebol uma das atividades chave da Coletividade, participando a Equipa Sénior Masculina na CNB1 e a Feminina na 1ª Divisão. As restantes nos Campeonatos Regionais e Nacionais. Em maior destaque está o basquetebol feminino com vários títulos de Campeã Nacional.

A SIMECQ tem atualmente equipas em todos os escalões, de mini a veteranos, masculino e feminino e o reconhecimento por parte da FPB como clube de formação ímpar. Vários dos seus atletas têm participado em representação das Seleções Nacionais nos vários escalões de Formação.

Muitas têm sido as atividades culturais, desportivas, lúdicas e recreativas desenvolvidas por esta Coletividade ao longo da sua vasta existência, mantendo-se a Banda da SIMECQ, o Grupo de Teatro a Escola de Dança com Tango e Ballet, o Atelier de Artes, Aikido e outras como Fitness, Pilates e Zumba.

Presentemente a Coletividade tem inscritos cerca de 1700 associados.

A SIMECQ é uma Coletividade intimamente ligada a uma comunidade – a Cruz Quebrada-Dafundo – e existe para servir essa comunidade, em especial a sua juventude, e todos os que a procurem.

Valores como: o do serviço à comunidade; o da solidariedade e de apoio; o da participação cívica; o da sã competição, são os valores da SIMECQ.

 

Encontra-se em: Música
Powered by Sigsiu.NET