Eleições Legislativas 2022

 

logótipo Eleições Legislativas 22 Horizontal cores com data

 

Foi fixado, por decreto do Presidente da República, o dia 30 de janeiro de 2022 para a eleição dos Deputados à Assembleia da República.

Ver: Decreto n.º 91/2021 de 5 de dezembro

 

A Assembleia de Voto da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo foi desdobrada em 49 (quarenta e nove) secções de voto, que vão funcionar nos seguintes locais:

  • Secção de voto n.º 1 a n.º 13 | Escola Secundária de Miraflores (Avenida General Norton de Matos, 1495-148 Algés) | Posto de Recenseamento A (eleitores residentes em Algés);
  • Secção de voto n.º 14 a n.º 21 | Pavilhão Celorico Moreira (Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, 75, 1495-027 Algés) | Posto de Recenseamento AA (eleitores residentes em Miraflores);
  • Secção de voto n.º 43 a n.º 46 | Instituto Espanhol "Giner de los Ríos" (Rua Direita do Dafundo, 40, 1495-744 Cruz Quebrada-Dafundo) | Posto de Recenseamento C (eleitores residentes no Dafundo);
  • Secção de voto n.º 47 a n.º 49 | JI Roberto Ivens (Rua Policarpo Anjos, 1495-744 Cruz Quebrada-Dafundo) | Posto de Recenseamento CA (eleitores residentes na Cruz Quebrada).

 

EDITAIS

 

VOTO EM MOBILIDADE / ANTECIPADO

 

» VOTO EM MOBILIDADE NO TERRITÓRIO NACIONAL

Entre 16 e 20 de janeiro, deve manifestar essa intenção: através de requerimento dirigida ao Secretário-Geral do Ministério da Administração Interna (Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 Lisboa) ou na plataforma Voto Antecipado.

No dia 23 de janeiro - vota no local que tiver escolhido (qualquer câmara municipal).

Consulte: Folheto informativo (voto antecipado em mobilidade) e o modelo de requerimento.

 

» VOTO ANTECIPADO - PRESOS, NÃO PRIVADOS DE DIREITOS POLÍTICOS, E DOENTES INTERNADOS

Até 10 de janeiro - requerer à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 Lisboa) ou na plataforma Voto Antecipado.

Entre 17 e 20 de janeiro, o Presidente da Câmara Municipal desloca-se ao estabelecimento prisional/hospitalar e recolhe o voto.

Consulte: Folheto Informativo (voto antecipado de presos e doentes internados) e o modelo de requerimento (presos, doentes internados).

 

» VOTO ANTECIPADO NO ESTRANGEIRO - ELEITORES RECENSEADOS NO TERRITÓRIO NACIONAL

Entre os dias 18 e 20 de janeiro - os eleitores recenseados em território nacional deslocados no estrangeiro (por um dos motivos previstos na lei) votam antecipadamente nas embaixadas ou consulados previamente definidos pelo MNE.

Consulte: Folheto Informativo (voto antecipado no estrangeiro) e os locais de exercício do voto antecipado no estrangeiro - informação fornecida pela COREPE - atualizada a 20-12-2021.

 

» VOTO ANTECIPADO - ELEITORES EM CONFINAMENTO OBRIGATÓRIO

Entre os dias 20 e 23 de janeiro - os eleitores devem manifestar essa intenção na plataforma Voto Antecipado ou na Junta de Freguesia onde está recenseado, através de terceiro que apresente declaração assinada por si e cópia do seu CC/BI   

Nos dias 25 e 26 de janeiro, o funcionário municipal desloca-se à morada indicada para que vote.

Consulte: Folheto Informativo (confinamento) e o modelo de requerimento (confinamento).

 

» VOTO ANTECIPADO - ELEITORES QUE RESIDAM EM ESTRUTURAS RESIDENCIAIS (LARES) E INSTITUIÇÕES SIMILARES

Entre os dias 20 e 23 de janeiro, manifeste a intenção de votar: inscrevendo-se plataforma Voto Antecipado ou solicitando na Junta de Freguesia onde está recenseado, através de terceiro que apresente declaração assinada por si e cópia do seu CC/BI.  

Nos dias 25 e 26 de janeiro, o Presidente da Câmara Municipal desloca-se à morada indicada para que vote.

Consulte: Folheto Informativo (residentes estruturas residenciais) e o modelo de requerimento (residentes estruturas residenciais).

 

LEGISLAÇÃO/DOCUMENTAÇÃO

 

SAIBA ONDE VOTAR
Porque o seu voto é importante!

Verifique a partir de 15 de janeiro a sua situação no recenseamento eleitoral (Freguesia de inscrição, local e secção de voto), através dos seguintes meios:

  • SMS 3838 - RE (espaço) número de identificação constante no bilhete de identidade ou cartão do cidadão (espaço) data de nascimento (no formato AAAAMMDD);
  • Linha de Apoio ao Eleitor - 808 206 206 (Custo de chamada local);
  • Postos de atendimento da União de Freguesias.

 

5105 21 CARTAZ COVID Frente