• Home
  • Notícias
  • Projeto-piloto para recolha seletiva de resíduos domésticos biodegradáveis na freguesia

União de Freguesias aposta na mobilidade elétrica

 

Inserida numa política de aposta na mobilidade sustentável, a União de Freguesias adquiriu uma viatura ligeira 100% elétrica, com 0% de emissões poluentes e 0% de emissões de ruído.

A aquisição deste veículo, através de um apoio financeiro concedido pelo Município de Oeiras, insere-se num plano gradual de renovação da frota da autarquia, que prevê a substituição de veículos em final de vida, por outros mais eficientes e sustentáveis.

Esta medida, reforça o compromisso da União de Freguesias com a sustentabilidade ambiental, dando o seu contributo para a melhoria da qualidade do ar, redução de ruído e descarbonização.

 

veiculoeletrico

Projeto-piloto para recolha seletiva de resíduos domésticos biodegradáveis na freguesia

 

 

banners SACO20VERDE 03 Cópia

 

Arranca neste mês de novembro em Linda-a-Velha e Miraflores um projeto-piloto de deposição e recolha seletiva de resíduos biodegradáveis, promovido pelo Municipio de Oeiras.

Tendo em conta a obrigatoriedade de valorização de resíduos biodegradáveis em Portugal a partir de 2023, está em fase de implementação um projeto-piloto, para testar um novo sistema de deposição e recolha seletiva de resíduos biodegradáveis, ao nível doméstico, nos municípios associados da Tratolixo (Oeiras, Sintra, Cascais e Mafra). 

O projeto consiste na separação de restos de comida produzidos nas habitações, devidamente acondicionados em sacos de cor verde, a disponibilizar pelo município, para posterior colocação nos contentores de resíduos indiferenciados já existentes na via pública.  

Após a recolha, estes sacos serão transportados até à Central de Tratamento da Tratolixo, onde os resíduos biodegradáveis serão reciclados, produzindo biogás e composto para agricultura.

Este projeto-piloto será implementado em cerca de 4.400 habitações, na zona de Linda-a-Velha e Miraflores e terá a duração prevista de 6 meses.

Neste âmbito o município irá promover visitas porta-a-porta, de técnicos formados e identificados, que disponibilizarão toda a informação sobre o projeto, assim como os sacos e recipiente a utilizar. Prevê-se a realização destas visitas nos dias úteis entre as 18H30 e as 20H30 e aos sábados entre as 10H00 e as 19H00 a partir de novembro de 2020, sendo contudo os horários adaptados às restrições que estiverem a vigorar no âmbito da atual situação pandémica.

A coloboração de todos no desenvolvimento deste projeto é fundamental, na medida em que permitirá aumentar as taxas de recolha seletiva deste resíduo, promovendo a sua reciclagem. 

 

Consulte:

 

Para mais esclarecimentos contacte:
Divisão de Gestão Ambiental | E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |Telefone: 210 977 459

União de Freguesias promove o comércio local

 

Guia Comerciolocal

 

De modo a estimular a atividade económica na freguesia a União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo criou um diretório comercial, grátis e online, com o objetivo de dar a conhecer, promover e divulgar o comércio e serviços locais.

Na plataforma “União perto de si” é possível consultar os estabelecimentos comerciais existentes na freguesia, a sua localização, bem como os horários e serviços que prestam, incentivando dessa forma o re(encontro) entre comerciantes e munícipes.

Esta medida de apoio ao comércio local visa, reforçar a presença online do comércio e empresas locais e, lançar o repto a todos os munícipes para que realizem as suas compras nos estabelecimentos comerciais da freguesia, numa altura em que a situação pandémica e as novas tendências de consumo alteraram de forma radical as vendas do comércio tradicional.

Este diretório, está disponível de forma gratuita para todos os empresários e comerciais locais que a queiram integrar.

As inscrições são realizadas nos serviços da União de Freguesias através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Aviso - Reunião Pública

 

Tendo em conta a situação epidemiológica atual, do conhecimento de todos, informam-se todos os interessados que, a Reunião Pública agendada para o próximo dia 4 de novembro não se realizará.

Consulte: Aviso

 

aviso

7º Aniversário da União de Freguesias

 

A União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo comemora hoje, dia 22 de outubro, o seu 7º aniversário.

Uma data simbólica, que este ano devido às condições sanitárias presentes não terá nenhuma cerimónia de celebração.

A todos os que residem, trabalham ou estudam nas localidades deste território e que, que todos os dias, contribuem para a sua história e para o seu desenvolvimento deixamos uma palavra de agradecimento.

Hoje, estamos todos de parabéns!

 

FB shared 01

 

Mais artigos...