• Home
  • Notícias
  • Projeto-piloto para recolha seletiva de resíduos domésticos biodegradáveis na freguesia

Projeto-piloto para recolha seletiva de resíduos domésticos biodegradáveis na freguesia

 

 

banners SACO20VERDE 03 Cópia

 

Arranca neste mês de novembro em Linda-a-Velha e Miraflores um projeto-piloto de deposição e recolha seletiva de resíduos biodegradáveis, promovido pelo Municipio de Oeiras.

Tendo em conta a obrigatoriedade de valorização de resíduos biodegradáveis em Portugal a partir de 2023, está em fase de implementação um projeto-piloto, para testar um novo sistema de deposição e recolha seletiva de resíduos biodegradáveis, ao nível doméstico, nos municípios associados da Tratolixo (Oeiras, Sintra, Cascais e Mafra). 

O projeto consiste na separação de restos de comida produzidos nas habitações, devidamente acondicionados em sacos de cor verde, a disponibilizar pelo município, para posterior colocação nos contentores de resíduos indiferenciados já existentes na via pública.  

Após a recolha, estes sacos serão transportados até à Central de Tratamento da Tratolixo, onde os resíduos biodegradáveis serão reciclados, produzindo biogás e composto para agricultura.

Este projeto-piloto será implementado em cerca de 4.400 habitações, na zona de Linda-a-Velha e Miraflores e terá a duração prevista de 6 meses.

Neste âmbito o município irá promover visitas porta-a-porta, de técnicos formados e identificados, que disponibilizarão toda a informação sobre o projeto, assim como os sacos e recipiente a utilizar. Prevê-se a realização destas visitas nos dias úteis entre as 18H30 e as 20H30 e aos sábados entre as 10H00 e as 19H00 a partir de novembro de 2020, sendo contudo os horários adaptados às restrições que estiverem a vigorar no âmbito da atual situação pandémica.

A coloboração de todos no desenvolvimento deste projeto é fundamental, na medida em que permitirá aumentar as taxas de recolha seletiva deste resíduo, promovendo a sua reciclagem. 

 

Consulte:

 

Para mais esclarecimentos contacte:
Divisão de Gestão Ambiental | E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |Telefone: 210 977 459