Junta de Freguesia
- Apresentação
- Horário e Funcionamento
- Executivo
- Reuniões Públicas
- Documentos Estratégicos
- Procedimentos Concursais
- Recursos Humanos
A Junta de Freguesia é o órgão executivo colegial da freguesia, constituída por um presidente e por vogais, sendo que dois exercerão as funções de secretário e de tesoureiro.
Composição
Nas freguesias com mais de 150 eleitores, o presidente da junta é o cidadão que encabeçar a lista mais votada na eleição para a Assembleia de Freguesia e, nas restantes, é o cidadão eleito pelo plenário de cidadãos eleitores recenseados na freguesia.
Os vogais são eleitos pela Assembleia de Freguesia ou pelo plenário de cidadãos eleitores, de entre os seus membros, mediante proposta do presidente da junta, tendo em conta que:
- Nas freguesias com 5 000 ou menos eleitores há dois vogais;
- Nas freguesias com mais de 5 000 eleitores e menos de 20 000 eleitores há quatro vogais;
- Nas freguesias com 20 000 ou mais eleitores há seis vogais.
Competências
No âmbito das suas competências próprias destacam-se alguns domínios de atuação.
Quanto à organização e funcionamento dos seus serviços:
- Executar e velar pelo cumprimento das deliberações da assembleia de freguesia ou do plenário dos cidadãos eleitores;
- Gerir os serviços da freguesia;
- Gerir os recursos humanos ao serviço da freguesia;
- Adquirir ou alienar bens móveis e adquirir, alienar ou onerar bens imóveis, nos termos da lei.
Quanto ao planeamento da respetiva atividade e gestão financeira:
- Elaborar e submeter à aprovação da Assembleia de Freguesia os documentos previsionais (opções do plano, proposta do orçamento), bem como as suas revisões;
- Executar os documentos previsionais, bem como aprovar as suas alterações.
Quanto ao ordenamento do território e urbanismo:
- Participar, nos termos a acordar com a Câmara Municipal, no processo de elaboração dos planos municipais de ordenamento do território;
- Colaborar, nos termos a acordar com a Câmara Municipal, no inquérito público dos planos municipais de ordenamento do território;
- Aprovar operações de loteamento urbano e obras de urbanização respeitantes a terrenos integrados no domínio patrimonial privado da freguesia, de acordo com parecer prévio das entidades competentes, nos termos da lei.
Quanto aos equipamentos integrados no respetivo património:
- Gerir, conservar e promover a limpeza de balneários, lavadouros e sanitários públicos;
- Gerir e manter parques infantis públicos;
- Promover a conservação de abrigos de passageiros existentes na freguesia e não concessionados a empresas.
Quanto às relações com outros órgãos:
- Formular propostas ao órgão deliberativo sobre matérias da competência deste;
- Elaborar e submeter à aprovação do órgão deliberativo posturas e regulamentos com eficácia externa, necessárias à boa execução das atribuições cometidas à freguesia.
Compete-lhe ainda:
- Colaborar com os sistemas locais de protecção civil e de combate aos incêndios;
- Fornecer material de limpeza e de expediente às escolas do 1º ciclo do ensino básico e estabelecimentos de educação pré-escolar;
- Proceder ao registo e ao licenciamento de canídeos e gatídeos;
- Dar cumprimento, no que lhe diz respeito, ao Estatuto do Direito de Oposição.
No âmbito das suas competências delegadas há a destacar que:
- A Câmara Municipal pode, sob autorização da Assembleia Municipal, delegar competências na Junta de Freguesia, através de protocolo;
- Esta delegação é acompanhada dos correspondentes meios financeiros, técnicos e humanos necessários ao exercício das novas competências.
A delegação é o ato através do qual o órgão competente para a prática de determinado ato - neste caso a Câmara Municipal - autoriza outro órgão a praticá-lo também - a Junta de Freguesia.
Legislação Autárquica
Nos documentos anexos, poderá consultar legislação específica relativa às Autarquias Locais - Assembleia Municipal, Câmara Municipal, Assembleia de Freguesia e Junta de Freguesia.
Lei n.º 29/87 de 30 de junho
Lei n.º 169/99 de 18 de setembro
Lei n.º 5-A/2002 de 11 de janeiro
Lei n.º 75/2013 de 12 de setembroConsiderando a necessidade de garantir as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito da prevenção e controlo de infeção pelo novo Coronavírus (COVID- 19), informamos que até ao final de maio o atendimento presencial nos Postos de Atendimento será efetuado no seguinte horário:
09:30 - 13h00 | 14:00 - 17h00
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Informa-se que, por motivo de tolerância de ponto, os serviços da União de Freguesias estarão encerrados nos dias 24 e 31 de dezembro.
Apela-se ao bom senso dos cidadãos para evitarem as deslocações aos postos de atendimento, optando pelo contacto via telefone (21 411 83 80) e e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou utilizando os serviços online em: www.uniao-alcd.pt.
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TESOUREIRO Nome: Luís Manuel de Figueiredo da Silva Lopes Força Política: IN-OV Pelouros: Contabilidade; Inventário; Tesouraria. SECRETÁRIO Nome: José Fernando Madeira Fortunato Antunes Força Política: IN-OV Pelouros: Canídeos; Desporto; Economato; Licenciamento; Ocupação de Via Pública e Publicidade. VOGAL Nome: Patrícia Paula Guterres Camarinho Força Política: IN-OV Pelouros: Ambiente; Mobilidade e Transportes; Património, Toponímia. VOGAL Nome: Luena de Simões Coelho Perestrelo Força Política: IN-OV Pelouros: Juventude; Infância VOGAL Nome: Mariana Tavares Vieira de Brito Ferreira Calvão Força Política: IN-OV Pelouros: Gestão Administrativa; Turismo. VOGAL Nome: José Mário Lopes Freire de Sousa Força Política: IN-OV Pelouros: Cultura De acordo com nº 2 do artigo 20º da Lei nº 75/2013 de 12 de setembro, uma das duas reuniões mensais do Executivo da Junta de Freguesia, tem de ser pública, permitindo assim aos fregueses acompanhar mais de perto a gestão da freguesia, questionando e sugerindo sobre vários assuntos de interesse geral.
Foi deliberado em reunião do Executivo da Freguesia, realizada no passado dia 18 de dezembro, que as Reuniões Públicas no decorrer do ano de 2021, se realizarão pelas 19:00, nos seguintes dias e locais:
- 13 de JANEIRO | Espaço União - Linda-a-Velha (alteração de local devido à situação pandémica);
- 03 de FEVEREIRO | Espaço União - Linda-a-Velha;
- 03 de MARÇO | Delegação da Cruz Quebrada-Dafundo;
- 07 de ABRIL | Sede da União de Freguesias - Algés;
- 05 de MAIO | Espaço União - Linda-a-Velha;
- 02 de JUNHO | Delegação da Cruz Quebrada-Dafundo;
- 07 de JULHO | Sede da União de Freguesias - Algés;
- 08 de SETEMBRO | Espaço União - Linda-a-Velha;
- 06 de OUTUBRO | Delegação da Cruz Quebrada-Dafundo;
- 03 de NOVEMBRO | Sede da União de Freguesias - Algés;
- 08 de DEZEMBRO | Espaço União - Linda-a-Velha.
Nota: Por razões de orden sanitária e dando cumprimento às orientações emanadas pelas Autoridades de Saúde, sempre que se verifiquem situações de recolher obrigatório ou de isolamento profilático obrigatório, as reuniões públicas previamente agendadas não se realizarão.
Consulte: Edital N.º 01/2021
Consulte aqui os documentos estratégicos da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo
DOCUMENTOS BASE
Descarregar Formulário de Candidatura
Descarregar Formulário de Candidatura (Instruções de Preenchimento)
Descarregar Formulário de Audiência de Interessados
Descarregar Formulário de Exercício do Direito de Participação de Interessados
Procedimento Concursal comum de recrutamento para o preenchimento de um posto de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para carreira e categoria Assistente Técnico
- Aviso n.º 13318/2019 -Descarregar Aviso DR - 13318
- Ata N.º 01 - Descarregar Ata
Anexo da Ata N.º 01 - Descarregar Anexo
- Ata N.º 02 - Descarregar Ata
Anexo I da Ata N.º 02 - Descarregar Anexo
Anexo II da Ata N.º 02 - Descarregar Anexo
- Ata N.º 03 - Descarregar Ata
Anexo I da Ata N.º 03 - Descarregar Anexo
Anexo II da Ata N.º 03 - Descarregar Anexo
- Ata N.º 04 - Descarregar Ata
- Ata N.º 05 - Descarregar Ata
- Ata N.º 06 - Descarregar Ata
- Ata N.º 07 - Descarregar Ata
- Ata N.º 08 - Descarregar Ata
- Ata N.º 09 - Descarregar Ata
Procedimento Concursal para Regularização Extraordinária de Vínculos Precários
- Formulário de Candidatura ao Procedimento Concursal - Descarregar Formulário de Candidatura
- Formulário de Exercício do Direito de Participação de Interessados- Descarregar Formulário
- Lista de resultados - Descarregar Formulário
- Lista Unitária de Ordenação Final - Descarregar Formulário
- Homolgação da Lista Unitária de Ordenação Final dos Candidatos Aprovados - Descarregar Formulário
- Aviso n.º 5649/2019 - Descarregar Aviso
Aviso n.º 11153/2016 - Contratação de dois Técnicos Superiores e dois Assistentes Técnicos - Descarregar Aviso DR - 11153
Aviso n.º 14281/2016 - Contratação de dois Técnicos Superiores e dois Assistentes Técnicos - Descarregar Aviso DR - 14281
- Métodos de Selecção - Lista Intercalar de resultados - Descarregar Lista
- Aviso N.º 1/2017 - Entrevistas Profissionais de Selecção - Descarregar Aviso N.º 1/2017
- Métodos de Selecção - Lista Intercalar de resultados (Agrupada por Referência e Ordenada Alfabeticamente) - Descarregar Lista
- Métodos de Selecção - Lista Intercalar de resultados (Agrupada por Referência e Ordenada Alfabeticamente) -Descarregar Lista
- Lista Unitária de Ordenação Final dos Candidatos Aprovados - Descarregar Lista
- Lista de Homolgação da Lista Unitária de Ordenação Final dos Candidatos Aprovados - Descarregar Lista
- Aviso n.º 705/2018 - Nomeação Júri de Avaliação do Período Experimental - Descarregar Aviso
- Despacho (extrato) nº 8167/2018 - Descarregar Despacho
- Despacho (extrato) nº 8238/2018 -Descarregar Despacho
Transição da Carreira de Educadora de Infância para a Carreira Geral de Técnico Superior
Descarregar: Lista Nominativa
Publicitação de Mobilidade Interna Intercarreiras
Descarregar: Publicitação de Mobilidade Interna Intercarreiras
Despacho N.º 03/2016
Descarregar: Despacho N.º 03/2016
Publicitação de Mobilidade Interna Intercarreiras
Descarregar: Publicitação de Mobilidade Interna Intercarreiras
Despacho N.º 04/2016
Descarregar: Despacho N.º 04/2016
DESPACHO (Extrato) n.º 2/2017 Mobilidade Interna Intercarreiras - Consolidação
Descarregar: DESPACHO (Extrato) n.º 2/2017 Mobilidade Interna Intercarreiras - Consolidação
MAPA DE PESSOAL
Descarregar: Mapa de Pessoal
SIADAP
Descarregar: Informação Nº 01/2018